Edifício Samambaia, 2016

Brasília, DF.

Equipe:

André Guerra

Jhonny Rezende

Nathália Grippa

Roberto Paulino

Consultoria:

Eduardo Silva de Oliveira(AZPLAN)

Rodrigo Azevedo(AZPLAN)

Por seu azul ao nascer do sol e o seu tom alaranjado ao entardecer, Brasília possui um dos céus mais belos do Brasil, querido pelos moradores e visitantes. O projeto residencial em questão, com 40 unidades habitacionais, que será localizado na região Administrativa de Samambaia, teve como ponto de partida o horizonte do céu de Brasília.

Para a arquitetura, a moradia é sinônimo de cidade, assim como a habitação em grande escala constitui um dos elementos básicos na constituição de uma cidade igualitária. Buscamosum modelo de projeto que fosse abrangente e pudesse ser replicado da forma econômica e objetiva para todos os lotes, sendo ajustado
de acordo com as exigências legislativas de cada terreno, acesso e topografia. 

O conjunto foi composto por três tipologias quadradas que compõem um jogo de disposição de vistas variadas, com o intuito de se adequarem melhor à insolação, ventilação, vista, configuração e qualificação das áreas públicas. Cada andar possui cinco unidades. A ideia de não ter “empenas cegas” contribui para a cidade, visto
que conecta todas as fachadas do edifício com a rua e seu entorno, tornando-se o diferencial na arquitetura.
O desenho do térreo é o ponto mais complexo deste projeto, pois cumprir a legislação no que tange ao número de vagas necessárias e à construção de um espaço de convívio social, são premissas importantes, sendo assim, foi proposto um térreo livre, que pode ser adaptado às necessidades dos moradores, e um salão multiuso.
Chegamos à conclusão de que deveríamos buscar na topografia a solução para equilibrar a viabilidade financeira por meio da edificação do térreo inferior (estacionamento), e assim propomos o nível do térreo superior acima de 95cm do nível da rua. O uso da topografia foi pensado no sentido racional e econômico para o lugar, as movimentações de terra propostas são pequenas e se valem dessa para a implementação do térreo superior em dois níveis.

Planeja um projeto conosco? Entre em contato

CONECTA CONOSCO